O design está à nossa volta: das cadeiras em nossa casa, à forma como lemos as notícias, às telas do nosso smartphone. Mas o que há para você?

Ser designer significa acreditar que existe uma maneira melhor de fazer as coisas.

Denilson Silva

As pessoas costumam pensar que o design tem tudo a ver com a aparência. A estética é uma parte importante do design, mas não é a única. 

Design é tornar as coisas melhores do que eram antes. Identificando algo que não está funcionando, aprofundando o problema, explorando possíveis soluções para corrigi-lo e depois decidindo qual das soluções funciona melhor para os objetivos do projeto.

Especialistas do setor tendem a usar muito jargão ao falar sobre design – em alguns casos, como forma de proteger sua posição de especialista. Felizmente, à medida que você cresce em sua carreira como designer, não vai perpetuar esse mesmo tipo de prática.

Novos termos como UX (Experiência de usuário), design centrado no usuário entre outros. Todos tem a mesma premissa, colocar o usuário no foco do problema para propor soluções melhores e mais assertivas, mas como você está resolvendo os problemas das pessoas em seus projeto? E quando dizemos “eles”, estamos falando não apenas dos indivíduos que usarão seu produto, mas também de suas comunidades e do mundo em geral. Inicialmente, o UX estava focado principalmente em interfaces digitais como sites e aplicativos, mas agora está se expandindo rapidamente para outras plataformas, por exemplo: TV, aplicativos de mensagens, bares, industrias, colégios, faculdade, entre outros.

“Design é a representação de intenções.”

Você pode se aventurar no design porque acredita que é um criativo natural. Ou pode simplesmente gostar do processo criativo, um desejo ardente de provocar mudanças. Talvez seja porque você está cansado do seu emprego atual, ou porque você quer um salário mais alto ou até mesmo porque você acha que o design é legal.

Compreender sua motivação é fundamental e você precisa dedicar algum tempo para encontrá-la.

A jornada para se tornar um designer pode ser estressante. Aprendendo todos os métodos, ferramentas, processos. Desenvolver bom gosto e um bom olho. Estudar e criar todo esse repertório da muito trabalho, e  é exatamente por isso que você precisa conhecer seus motivos: ter em mente esse objetivo mais amplo será de grande ajuda quando você estiver no meio da jornada e precisar de motivação 👍🏻

Reflexão

O que é design para você? Quais são as três razões pelas quais você quer se tornar um designer? Quais são alguns produtos ou serviços que você considera bem projetados e por quê?

Quais são as suas 3 principais perguntas e incertezas neste momento da sua carreira?

Que impacto você deseja que os produtos projetados tenham no mundo ao seu redor? Quais são alguns comportamentos que você deseja que seu produto ative – nas pessoas que o utilizam, em sua comunidade ou na sociedade em geral?

Deixe um comentário aqui com as respostas ou me envie um email, vou adorar trocar ideias com você.

Nunca perca um conteúdo

Inscreva-se para receber e-mails sempre que eu publicar.
Também receba um e-book GRÁTIS ao mesmo tempo.

    Denilson Silva Consultancy.
    Endereço: Av. Nicolas Boer, 399 – 3º Andar
    denilson@denilsonsilva.com.br
    11 9 8510 8034

    Acesso rápido
    Endereço

    Av. Nicolas Boer, 399
    3º andar, Jardim das perdizes
    São Paulo

    Vamos conversar?

    Privacy Preference Center