As abordagens mais famosas para desenvolvimento de projeto/produto são: Waterfall, Agile, Double Diamond, Design Thinking e Design Sprints. E agora vou explicar brevemente cada uma delas para te ajudar a escolher como você irá abordar o seu próximo projeto. Mas independente da metodologia, geralmente elas seguem uma mesma linha de raciocínio: Pesquisa, definição, ideação, protótipo, teste e entrega.

  1. Waterfall:

    Também conhecido como processo Cascata, e é um método mais antigo de desenvolvimento e hoje não muito utilizado em startups, pois as etapas consistem em: Time de análise entrega dados ao time de Design, o time de Design projeta todo o produto, entrega para o time de desenvolvimento que desenvolve tudo, depois testa e faz a manutenção. Aqui o processo é mais lento, são grandes entregas e a chance de erro é muito maior, sem contar que geralmente nesse processo enquanto uma equipe trabalha, a outra fica ociosa/aguardando o projeto mudar de etapa.

 

  1. Agile:

    O Ágil é repleto de abordagens diferentes, como Kanban, Scrum, e cheia de cerimônias. Mas o Agile de modo geral consiste em desenvolvimento de produto rápido e pequenas entregas, para gerar iteração o mais rápido possível. Geralmente utilizam-se sprint de 2-4 semanas que são baseadas em hipóteses ou problemas validados e testado no final. É muito utilizado em agências e startups e é o método mais comum hoje no mercado. Suas cerimônias mais comuns são: Sprint Planning, Reviews, Retrospectives e Dailys.

 

  1. Double Diamond:

    Também conhecido como Diamante Duplo, e também um dos métodos mais conhecidos hoje no mercado. Ele é dividido em 4 partes: Descobrir (etapa de pesquisa), Definir (etapa de análise), Desenvolver (etapa de criação) e Entregar (etapa de implementação). Esse processo é bastante completo e bastante utilizado em algumas agências e consultorias, e suas fases são muito bem definidas e exige bastante colaboração da equipe para rodar.

 

  1. Design Thinking:

    Pode ser considerado mais como uma abordagem de pensamento do que como uma metodologia de projeto, pois o pensamento para resolução de problemas deve estar intrínseco em todo projeto independente do método aplicado. O princípio do Design Thinking é a empatia, definição do problema, ideação, prototipagem, teste e implementação. Esse processo é visto como um processo cíclico e interativo, pois sempre terminam com feedbacks e voltam para a empatia (entendimento do problema).

 

  1. Design Sprints: 

    Foi um método criado dentro da Google pelo Jake Knapp. A metodologia utiliza 5 etapas que são aplicadas em 5 dias da semana: Mapear, Fazer Esboços, Decidir, Prototipar e Testar. É um processo de desenvolvimento extremamente rápido e é utilizado para testar e validar hipóteses sem perder tempo e dinheiro. É um processo extremamente colaborativo e leva literalmente uma semana para ser feito, durante o dia inteiro e cada dia é realizado uma etapa. No final da semana temos um protótipo testado e validado.


Existem vários tipos de metodologias e abordagens diferentes

Se você tiver liberdade, teste cada uma dela durante os projetos em sua empresa, e veja qual melhor se aplica.