Dependendo do tamanho de uma empresa, normalmente são necessários de 6 a 18 meses para criar uma estratégia de marca bem-sucedida certo? Errado! Esse é o pensamento da velha escola, baseado no design da "caixa preta".

Por que o estudo do Branding geralmente leva tanto tempo?

Os métodos tradicionais exigem a conclusão de uma série de tarefas, uma a uma, em forma de “cascata”. Um conjunto de tarefas não pode ser iniciado até que outro conjunto seja concluído. Em cada estágio, há aprovações e idas e vindas do projeto pelos setores da empresa. Existem gargalos em todo o lugar, alguém sai de férias, uma equipe é atraída para outra coisa mais importante, o Momento se perde, acaba se tornando um projeto moroso.

É quase como se os líderes enviassem o projeto para uma caixa preta. Ninguém realmente sabe o que se passa lá. Só esperamos que algo incrível seja entregue no final.

Simplesmente não é bom o suficiente. Quando o trabalho de marca está completo, o mercado avançou e a maioria das decisões já está atrasada.

Os funcionários ficam desmotivados. É um processo muito doloroso.

Qual a solução?

Proponho uma abordagem mais ágil e radical à marca. Uma abordagem baseada em sprints de design e design thinking. Uma abordagem em que etapas simultaneamente são atacadas de uma só vez, em vez de sequencialmente.

Isso acelera drasticamente as coisas. É chamado de “estratégia ágil”, um processo defendido pelo guru de marca Marty Neumeier. Se você estiver interessado em saber como o ágil funciona em profundidade, compre o último livro de Marty, SCRAMBLE.

Utilizo esse pensamento para trabalhar mais de perto e rapidamente com os clientes. Ao adotar uma abordagem mais colaborativa à estratégia e trabalhar simultaneamente, as equipes ágeis podem concluir uma estrutura para uma nova marca em menos de seis semanas.

Essa é uma solução para os negócios modernos.

O que é preciso?

Normalmente, no coração das 6 semanas, há uma série completa de 5 dias de workshops / imrsão e sprints de design thinking. Os dias seriam planejados e facilitados por um consultor externo experiente.

A equipe ágil examina o problema em questão, definindo a estratégia e trabalhando com soluções. Identidades de marca podem ser criadas com designers multidisciplinares na sala, com base no pensamento em que todos focaram entendendo que este é o melhor caminho.

Isso economiza muito tempo e deixa bem nítido o que é exatamente necessário, após os workshops iniciais, uma série de sprints de design thinking são feitos para garantir que a cultura, produto ou serviço, experiencia do usuário e a comunicação da marca possam ser executados.

Isso requer aceitação e envolvimento da liderança sênior. Isso ocorre porque as decisões precisam ser tomadas. Estratégias de design thinking, prototipagem e testes são realizados para ajudar a responder perguntas-chave como:
• Qual é o nosso propósito, história e caráter ‘arquetípico’?
• Onde devemos competir?
• Como vamos vencer?
• Como vamos crescer?

Então, da próxima vez que alguém lhe disser que vai levar 12 meses, saiba que isso pode ser feito mais rapidamente. Mas é preciso coragem e comprometimento para fazê-lo funcionar.

O futuro, porém, é uma estratégia ágil.