Se você luta com a ansiedade, sabe o quanto isso pode afetar a sua vida cotidiana. Se você sofre de um distúrbio de ansiedade ou de uma ansiedade mais ocasional, sentir-se ansioso não é exatamente inspirador ou motivacional. De fato, quando a ansiedade está no comando, é mais provável que você aja por medo, em vez de por amor ou por uma feroz criatividade.

Dito isso, há realmente uma conexão fascinante entre criatividade e ansiedade, que pode parecer a princípio uma desvantagem para os criativos que se vêem lutando contra a ansiedade. No entanto, se alavancada da maneira certa, essa conexão pode ajudar os criativos a aumentar sua criatividade enquanto os ajuda a superar a ansiedade. É uma vitória definitiva, se você souber o que está fazendo.

Ansiedade e criatividade

Então, qual é exatamente o elo entre ansiedade e criatividade?

Bem, muitos especialistas acreditam que existe uma correlação positiva entre criatividade e ansiedade , ou seja, quanto mais criativo você for, maior a probabilidade de você também lutar com a ansiedade.

Há um bom número de exemplos que suportam isso. Pessoas que são tipicamente criativas – incluindo pintores, músicos, atores e escritores – tendem a lutar contra os transtornos do humor, incluindo o transtorno de ansiedade. (Quer nomes específicos? Pesquise no Google. Você verá pessoas como Lady Gaga, Chris Evans, Adele, Vincent Van Gogh e Emma Stone em seus resultados.)

Mas por que a criatividade alimenta a ansiedade? Eu diria que é porque a própria ansiedade é uma forma de criatividade.

“O melhor uso da imaginação é a criatividade. O pior uso da imaginação é a ansiedade. ”

DEEPAK CHOPRA

A ansiedade está criando, em sua mente, um cenário que ainda não aconteceu. As pessoas ansiosas freqüentemente se preocupam com coisas que ainda não experimentaram, o que exige que elas criem a experiência em sua mente. Algumas pessoas são capazes de imaginar com detalhes vívidos como seriam essas experiências indutoras de ansiedade.

Os maus e os bons

Já falamos um pouco sobre por que esse vínculo entre ansiedade e criatividade pode ser ruim. A ansiedade está enraizada no medo. O medo sufoca a criatividade . Se você está deixando o medo dirigir, não está deixando sua criatividade fazer o que realmente tem que fazer (faça mudanças significativas que tragam felicidade em sua vida e para o mundo).

Mas acredite ou não, há duas coisas nessa conexão que podem lhe dar alguma esperança, se você se definir como um criativo (ou aspirante a criativo) que luta contra a ansiedade.

  1. O fato de a ansiedade e a criatividade estarem conectadas pode ajudar a validar sua criatividade. Talvez uma das razões pelas quais é tão fácil você se sentir ansioso seja porque você também é bastante criativo. Se você tentar reformular sua ansiedade como uma manifestação de sua criatividade, poderá ajudá-lo a vê-la de uma perspectiva diferente e mais produtiva.
  2. Você pode realmente usar sua criatividade para ajudá-lo a superar sua ansiedade. Isso significa que, embora você se sinta ansioso, se você também puder acessar parte de sua criatividade, poderá usá-lo para ajudá-lo a passar por períodos de ansiedade de maneira mais saudável.

Exercícios criativos para ajudá-lo através da sua ansiedade

Com esse segundo ponto em mente, vamos explorar alguns exercícios criativos que podem ajudá-lo a superar sua ansiedade.

Arte

Criar arte visual é uma maneira popular de usar a criatividade para superar a ansiedade. A “arteterapia” é usada até mesmo pelos profissionais para ajudar a interromper os ciclos de ruminação, acalmar o sistema nervoso, envolver o foco e muito mais.

Quando você cria artes visuais, você é:

  • Dando as mãos e o cérebro algo para fazer
  • Colocando sua energia em direção a ser criativo, não sendo ansioso
  • Considerando coisas como padrão, cor e formas, trazendo mais para o momento presente
  • Proporcionar a si mesmo uma representação visual do esforço (ou seja, ensinar a si mesmo que você tem uma medida de controle nessa situação)

Algumas idéias específicas para usar a arte para ajudá-lo a superar sua ansiedade incluem:

  • Coloração , especialmente mandalas de coloração, que requerem “coloração estruturada de um padrão geométrico razoavelmente complexo”, que “pode induzir um estado meditativo que beneficia indivíduos que sofrem de ansiedade” ( fonte ). A coloração tem uma barreira extremamente baixa à entrada – é barata, não requer habilidades ou conhecimentos prévios e os materiais podem ser obtidos facilmente por qualquer pessoa.
  • Desenhe você mesmo, incluindo representações de como é a sua ansiedade em seu corpo. Tente desenhar um contorno rudimentar do seu corpo e, em seguida, use cores para atribuir diferentes sensações físicas a diferentes partes do corpo (por exemplo, você pode colorir o peito e o pescoço de vermelho por sentirem-se tensos, ou o estômago verde por sentir náuseas). Isso ajuda você a ficar mais consciente de como seu corpo reage à ansiedade, ajudando-o a identificá-la e (espero) lidar melhor com ela.
  • Desenhe sua ansiedade. Como é a sua ansiedade? É uma bolha abstrata de cores e formas aleatórias? É uma pessoa que está alimentando pensamentos ansiosos em sua cabeça? Você pode até tentar desenhar isso com os olhos fechados e, em seguida, abrir os olhos para tentar ver se consegue entender o que desenhou. Não há resposta certa ou errada; o objetivo é transformar sua ansiedade em algo que você possa reconhecer, em vez de um “desconhecido” assustador que não pode ser gerenciado.

Escrita

Escrever é outra maneira popular de usar a criatividade para superar a ansiedade. Trabalhar para colocar palavras em seus sentimentos ansiosos pode ajudá-lo a sair da espiral descendente da ansiedade, para que você possa dar um passo atrás e examinar os sentimentos pelo que eles realmente são: sentimentos, não realidades.

Aqui estão alguns exercícios criativos de escrita para tentar ajudá-lo a superar sua ansiedade.

  • Amigos de caneta. Escreva uma carta para sua ansiedade. O que você quer que ele saiba? O que você diria sobre como isso faz você se sentir? Existe algo que faça por você que você é grato?Depois de escrever sua carta para a ansiedade, entre no lugar da ansiedade e escreva uma resposta para si mesmo. O que você acha que sua ansiedade quer que você saiba? O que está tentando lhe dizer? Seja intencional com o idioma que você usa (como são os pensamentos ansiosos na sua cabeça?). Tente definir o papel que a ansiedade desempenha em sua vida.
  • Diário. Há muito a ser dito para simplesmente escrever seus sentimentos. Coloque todos eles em um diário. Pode ser manuscrita ou digitada, escrita como uma lista rápida ou em parágrafos longos – o que for melhor para você tirar seus pensamentos e sentimentos da cabeça e entrar na página. ( Um diário de gratidão também é uma ótima maneira de combater a ansiedade e a depressão .)
  • Poesia. Se você estiver se sentindo realmente expressivo, a poesia pode ajudá-lo a superar sentimentos de ansiedade. O bom da poesia é que ela não precisa rimar (se você não quiser); não precisa seguir uma estrutura definida (não é necessário pentâmetro iâmbico ou algo assim); e nem precisa fazer sentido para ninguém além de você. Comece a deixar as palavras fluírem e veja o que acontece.

Dança

Tal como acontece com a arteterapia, a terapia de movimentos de dança é amplamente reconhecida como uma ferramenta eficaz a ser usada quando você luta contra a ansiedade. Existem terapeutas de movimento de dança certificados que podem ajudar a guiar seus movimentos de maneiras projetadas para acalmar a mente e o corpo.

Dito isto, o movimento em geral é considerado um “remédio” eficaz para ansiedade e depressão. Mesmo se você só estiver dançando na cozinha ou no quarto, ainda estará recebendo os benefícios do movimento (e da música)!

Mas esse tipo de dança livre é criativo? Absolutamente! Acima de tudo, a dança é uma expressão de sentimento. Então ligue uma música e deixe que seus sentimentos o guiem. Se sua ansiedade está te impedindo, tudo bem! Apenas esteja ciente disso e faça o que puder.

Exercícios de pensamento / quebra-cabeças / quebra-cabeças

Às vezes, tudo o que é necessário para ajudá-lo a romper um ciclo de ansiedade é voltar o foco para outra coisa. Mesmo que outra coisa seja um quebra-cabeça, quebra-cabeça de Sudoku, busca por palavras ou palavras cruzadas, ainda é necessário que você gaste energia mental em algo que não é a sua ansiedade. E isso pode ajudar bastante a acalmar sua mente, para que você possa superar o pânico que sua ansiedade pode estar causando.

Escrevemos um post inteiro sobre jogos que aumentam a criatividade . Confira isso para algumas idéias e fontes específicas.

Outras dicas rápidas para ajudá-lo com ansiedade

Tendo passado por muitas experiências com ansiedade, posso lhe dizer: às vezes, quando você está ansioso, a última coisa que você sente vontade de fazer é ser criativo. E adivinha? Tudo bem também. Criatividade não é a única maneira de ajudá-lo através de sua ansiedade.

Aqui estão algumas outras coisas muito simples para tentar se você estiver se sentindo ansioso, mas não muito criativo.

  • Respiração profunda. Simples, científico, eficaz. Apenas respirar fundo pode acalmar seu corpo e mente.
  • 5 sentidos. Trazendo-se para o presente pode ajudá-lo a sair da sua cabeça. O que você pode ver, ouvir, cheirar, provar e tocar agora?
  • Ler. Um bom livro pode levá-lo para fora do seu mundo e para outro. Tente ler algumas páginas e veja se isso ajuda a acalmar seus pensamentos ansiosos.
  • Socializar. Uma ligação, uma mensagem de texto, uma visita rápida ou uma saída noturna podem ajudá-lo em tempos difíceis. Mesmo passar um tempo com um animal de estimação pode ajudar a diminuir a ansiedade.

Ansiedade e criatividade estão intimamente ligadas – e isso não precisa ser uma coisa ruim. Na próxima vez que se sentir ansioso, tente um desses exercícios criativos para ajudá-lo a superar sua ansiedade. Concentre sua energia em um esforço criativo que o ajudará a ficar fora de sua cabeça, por medo e no momento presente, amor e criatividade feroz.