A Adobe acaba de anunciar a atualização de junho do seu pacote Creative Cloud, com uma série de mudanças, muitas das quais diretamente direcionadas para facilitar a colaboração e o trabalho remoto.

Se o foco da Adobe na colaboração e no trabalho remoto era preditivo a longo prazo, ou se essa direção de desenvolvimento é uma reação à pandemia do Covid-19, não está claro; o que está claro é que o momento desta versão é ideal para o novo ambiente de trabalho em que nos encontramos.

Destaques da atualização de junho do Adobe CC

A mudança da Adobe de um ciclo de lançamento de 18 meses para vários lançamentos por ano diminui a empolgação em torno dessas atualizações, mas nesta existem algumas novas ferramentas e iniciativas para se animar – especialmente se você é fã do Photoshop, XD ou Premiere Pro.

ATUALIZAÇÃO DO CREATIVE CLOUD DESKTOP

O aplicativo Creative Cloud Desktop une todo o conjunto da Creative Cloud. A Adobe está transformando-o em um local para conectar e aprender, além de gerenciar seus documentos.

ATUALIZAÇÕES DO PHOTOSHOP

A grande novidade para os usuários do Photoshop é uma ferramenta Selecionar Assunto substancialmente aprimorada. A Adobe estava atrasada nessa área, com cortes detalhados que exigiam horas de trabalho manual para dar certo. Os algoritmos que dominam a ferramenta foram atualizados, diminuindo o tempo necessário para isolar formas complexas, como cabelos ou fumaça.

photoshop-junho-denilson-silva

O Photoshop também vê a introdução de Ajustes de matiz locais. Isso permite localizar alterações na cor de uma imagem. Você sempre pode fazer isso, mas agora pode fazê-lo sem várias camadas mascaradas.

Se essas melhorias não forem suficientes para você, também haverá uma integração mais estreita do Lightroom para que você possa alternar entre aplicativos, aproveitando o poder de ambos.

ATUALIZAÇÕES DO XD

O XD está rapidamente se tornando o aplicativo mais importante da Adobe, se não em termos de volume de vendas, devido à sua capacidade singular de acompanhar o ritmo de rivais como Figma.

Esta versão é a 30ª do XD e inclui uma nova maneira de trabalhar com layouts: pilhas são elementos no estilo CSS Flexbox que funcionam horizontal ou verticalmente. As pilhas reconhecem o conteúdo, com os elementos se reposicionando quando arrastados.

XD_Stacks-junho-denilson-silva

O XD versão 30 também apresenta Tokens de Design. Os tokens de design são uma maneira simples de rotular uma decisão de design de alto nível, como uma cor, quando o design for exportado, o desenvolvedor receba mais informações sobre a intenção do designer.

XD_Stacks2-junho-denilson-silva

Espere mais inovações no XD no futuro, porque o Adobe Fund for Design estará emitindo doações para projetos técnicos, incluindo o desenvolvimento de plug-ins para o XD.

ATUALIZAÇÕES DO PREMIERE PRO

A grande novidade para os usuários do Premiere Pro é a introdução do áudio de estoque na Adobe Stock Library. Isso significa que, pela primeira vez, você pode testar e comprar músicas no ambiente de edição do Premiere Pro.

Sim, é apenas mais uma oportunidade de abrir sua carteira. No entanto, a adição de música eleva o vídeo a outro nível, e esse novo tipo de conteúdo na Adobe Stock Library é um grande salto em frente.

premiere_pro-junho-denilsonsilva

PREMIER RUSH UPDATES

Para não ficar atrás, o Premiere Rush agora possui uma ferramenta de atualização automática baseada no Sensei, que permite ao aplicativo cortar vídeos de forma inteligente.

Se você estiver publicando vídeo para vários formatos de arquivo – para postar em diferentes canais de mídia social, por exemplo – o Auto Reframe recortará inteligentemente o vídeo na proporção correta.

premiere_rush-junho-denilson-silva

ATUALIZAÇÕES DO ILLUSTRATOR

O Illustrator é basicamente o Oliver Twist da suíte Creative Cloud, mas até recebe uma atualização bem-vinda.

Agora o Illustrator pode salvar diretamente na nuvem, e os testes da Adobe sugerem que isso é até cinco vezes mais rápido do que salvar na unidade local.

illustrator-junho-denilson-silva